segunda-feira, 18 de abril de 2016

Brasil Constitucional



“A democracia é uma constituição agradável, anárquica e variada, distribuidora de igualdade indiferentemente a iguais e a desiguais. ”
 Platão

“Em si mesma, a loucura é já uma rebelião. O juízo é a ordem, é a constituição, a justiça e as leis. ”
Machado de Assis

“Todos serão submetidos à lei confeccionada por representantes do povo, inclusive o próprio Estado”
Constituição Federal

O cometa Halley tem uma periodicidade de passagem pela órbita do planeta, quase sempre os medos são os mesmos, desta vez vai atingir a terra, será o fim do mundo agora teremos o juízo final. O astrônomo francês Camille Flammarion, em fevereiro de 1910 anunciou no Jornal San Francisco Call que o cometa poderia matar toda a vida na terra devido ao gás cianogênico que carrega na calda e poderia impregnar toda a atmosfera e extinguir toda a vida no planeta.

Só que o cometa já havia passado outras vezes na órbita do planeta e nada havia acontecido, mas relatos de época afirmam que várias soluções foram oferecidas “pílulas anticometa”, máscaras de gás e até guarda chuvas contra cometas. Oportunistas, aventureiros ou empreendedores, sempre veem no problema uma oportunidade de negócio.

Quando a estrela vermelha, surgiu no horizonte, veio vestida de medo para alguns e de esperança de maiores avanços sociais e por um país mais justo para uma maioria. Passados 13 anos de governo a esquerda caiu na vala comum, repetiu os mesmos mal feitos dos outros 503 anos do país, chegando mesmo a um nível de requinte e aprimoramento da corrupção jamais visto neste país.

Seu sofisticado departamento de propaganda, logo criou um slogan, para mobilizar a militância à revelia da constituição e do Supremo Tribunal Federal, afirmando ser um golpe a retirada de uma presidente eleita nas urnas. Parecia um bom mote, se não fosse a prisão do marqueteiro e sua esposa ao chegar de um paraíso fiscal chamado Panamá.

Sem seu guru da propaganda, apelou para ajuda do seu criador o ex-presidente, que com seu discurso fácil e envolvente e repleto de “amigos”, facilmente levaria o discurso do golpe para as massas, mas as delações premiadas e algumas gravações mostraram a verdadeira face do ex-presidente e sua visão quanto as autoridades do Supremo Tribunal Federal, seus pares e governantes.

Em 1988, nasce a constituição cidadã, escrita por uma outra classe política, identificada com um país mais justo para os brasileiros, inegavelmente avançada e revolucionária para sua época, definindo as regras para os futuros cenários que o Brasil teria que enfrentar na sua incipiente democracia.

E para o futuro não esperamos “pílulas anticometa”, máscara de gás ou guarda chuvas contra cometas. O país através de sua constituição, deverá superar seus impasses e contradições, nossa constituição deve ser o sol que ilumine o nosso caminho. E que a justiça vença em nome de todas as necessidades e carências que o Brasil ainda deve enfrentar para ser uma nação mais igualitária e socialmente mais justa.

Adeildo Caboclo é professor, palestrante, consultor de empresas e escritor. E-mail: diretoria@flapbusiness.com.br - Visite: www.adeildocaboclo.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário