“O destino da humanidade é desconhecido, mas sabemos que o processo de existir modifica-se.”
Edgar Morin
“Os acidentes são acidentes apenas para os ingênuos. ”
George Santayana
“Evite acidentes, faça tudo de propósito. ”
Carlito Maia
São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas ou a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são os primeiros responsáveis por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.
Se nada for feito, a OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. A intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.
O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntas, essas dez nações são responsáveis por 62% das mortes por acidente no trânsito.
O problema é mais grave nos países de média e baixa rendas. A OMS estima que 90% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, entre os quais se inclui o Brasil. Ao mesmo tempo, esse grupo possui menos da metade dos veículos do planeta (48%), o que demonstra que é muito mais arriscado dirigir um veículo — especialmente uma motocicleta — nesses lugares.
O governo federal é incapaz de dar vazão a este complexo problema, que passa pela baixa tecnologia de segurança em nossos veículos, formação insuficiente do motorista, condições das vias, ações positivas de educação no trânsito a única iniciativa do poder público é a indústria da multa, que não é revertida para a prevenção e a educação no trânsito.
Conheça e venha fazer parte de uma inciativa global: http://www.flipsnack.com/observatorio/manual-do-movimento-maio-amarelo.html
E uma iniciativa do segmento de transporte de cargas:
Adeildo Caboclo é professor, palestrante, consultor de empresas e escritor.
E-mail: diretoria@flapbusiness.com.br - Visite: http://www.adeildocaboclo.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário